Por Omelete*

A pesquisa Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil, realizada entre setembro e outubro pelo Grupo Omelete (www.omelete.com.br), contou com a participação de quase 14 mil pessoas que ajudaram a eleger as sagas cinematográficas mais aclamadas de todos os tempos segundo os fãs da cultura pop. Confira um pouco sobre o que torna cada uma especial:

8º – Alien

53

O clássico de ficção-científica, lançado em 1979 e dirigido por Ridley Scott, é considerado uma verdadeira aula sobre como conduzir um terror espacial de primeira grandeza. As sequências Aliens (comandada por James Cameron) e Alien³ (de David Fincher) mantiveram o alto nível de qualidade técnica, tornando a personagem Ripley – interpretada por Sigourney Weaver – uma das mais icônicas de todos os tempos. A franquia ganhou ainda um quarto filme, uma série derivada (Alien vs. Predador) e, em 2012, um prólogo(Prometheus).

7º – Velozes e Furiosos

54

Entre aceleradas, derrapadas e mudanças de percurso, Velozes e Furiosos se tornou a série de maior sucesso da Universal Pictures. Os fãs acompanharam cada um dos sete filmes até aqui na poltrona do cinema, e se emocionaram com a tocante despedida de um de seus protagonistas, Paul Walker, morto em um acidente automobilístico em 2013.

6º – Jurassic Park

Dirigido por Steven Spielberg, o primeiro Jurassic Park – de 1993 – foi sucesso absoluto de público e crítica, e até hoje é referenciado por inúmeras obras de ficção. Com duas sequências que não atingiram o mesmo sucesso, a franquia agora não apenas ganhou fôlego perante um público diferente com o recente Jurassic World (de Colin Trevorrow), como alcançou um novo marco no cinema ao ocupar o terceiro lugar entre as maiores bilheterias da história do cinema.

5º – Indiana Jones

 56

Após seu papel de destaque nos dois primeiros filmes da saga Star Wars, o ator Harrison Ford obteve mais reconhecimento ao encarnar o pacato professor de arqueologia (e aventureiro) Dr. Henry Walton “Indiana” Jones Jr. em Os Caçadores da Arca Perdida, de 1981. Com tamanho sucesso, a franquia dirigida por Steven Spielberg e produzida por George Lucas ganhou duas sequências ainda nos anos 1980 e uma retomada em 2008. Apesar de não confirmado, um quinto filme ainda pode ser produzido.

 

4º – O Poderoso Chefão

57

 A saga da família Corleone, dirigida por Francis Ford Coppola e escrita por Mario Puzo, popularizou o conceito de “sequências” em Hollywood, o que, nos anos seguintes a O Poderoso Chefão – Parte II (de 1974), tornou-se febre. Com atuações impecáveis de Marlon Brando, Robert DeNiro e Al Pacino, os três filmes da saga estão entre os mais amados não apenas pelos fãs de cultura pop, mas da sétima arte como um todo.

 

3º – Batman

58

 O Homem Morcego é unanimidade em todos os meios – sejam quadrinhos, desenhos animados, jogos eletrônicos e, claro, nos filmes. O sucesso recente da franquia, iniciada em 1989 pelo longa de Tim Burton (com Michael Keaton no papel de Bruce Wayne), perdeu força e foi enterrada pelo fiasco Batman & Robin, de 1997. Em 2005, porém, o promissor diretor Christopher Nolan lançou o reboot da franquia com o sombrio Batman Begins. Com duas sequências, a trilogia O Cavaleiro das Trevas de Nolan hoje é considerada uma das principais obras relacionadas a quadrinhos já adaptadas para o cinema.

 

2º – O Senhor dos Anéis

59

 Na história da ficção fantástica recente – de 2000 para cá –, poucos filmes foram tão importantes e influentes quanto as três partes da Saga do Anel, dirigidas pelo neozelandês Peter Jackson. Com Ben Hur (1959, de William Wyller) e Titanic (1997, de James Cameron), O Retorno do Rei (2003) é uma das únicas produções a receber o Oscar em 11 categorias diferentes – qualidade técnica que se traduz em sucesso quase absoluto entre público e crítica especializada. A obra do autor J. R. R. Tolkien ganhou ainda outras adaptações, que transformaram o pequeno livro O Hobbit em três blockbusters campeões de bilheteria.

 

Menções honrosas

Os oito filmes da saga Harry Potter, uma das mais bem sucedidas do cinema, marcaram os anos 2000. O termo Pottermania foi cunhado graças à verdadeira adoração dos fãs dos livros e filmes da saga do bruxinho adolescente.

Completando 30 anos do primeiro filme em 2015, a trilogia De Volta Para o Futuro continua como uma das mais lembradas pelos fãs saudosistas dos longas estrelados por Michael J. Fox, Christopher Lloyd e um DeLorean que viaja no tempo.

Marcando as principais fases da trajetória inigualável da Pixar em animações digitais, a trilogia Toy Story conta com um lugar especial no coração de crianças e adultos. Um quarto filme já está prometido para 2018.

1º – Star Wars

60

 O clássico absoluto da cultura pop dispensa apresentações. Com os heróis e vilões definitivos para mais de uma geração, as seis partes de Star Wars contam a história não apenas do clã Skywalker, mas de todo um universo fantástico – com idiomas, religiões, costumes e sistemas políticos próprios (alguns muito similares aos nossos). A sétima parte da saga mais importante do cinema estreia em dezembro de 2015 deve despertar a Força dos personagens e o interesse de uma nova galáxia de fãs.

 

*O Omelete é hoje a principal marca relacionada ao segmento de cultura pop no Brasil. O Grupo Omelete engloba o Portal Omelete, o canal Omeleteve no YouTube, o serviço de streaming de quadrinhos Social Comics, a loja virtual Mundo Geek e a CCXP – Comic Con Experience, o maior evento de cultura pop do Brasil. Para saber mais, acesse:www.omelete.com.br

 

Postado por Lucas Muller